Londres é o berço dos private members’ clubs.

Os clubes privativos, tradicionalmente chamados de gentlemen’s clubs, começaram a aparecer no final do século 17 e eram abertos apenas para os membros da aristocracia, mas à medida em que a classe média britânica foi enriquecendo novos clubes foram surgindo e lentamente a West London ficou saturada deles, tanto que até hoje a região próxima a St James é conhecida como “clubland”.

Nesses espaços de convivência – até então exclusivamente para homens –  seus membros podiam relaxar após um dia de trabalho e tomar um late drink.

A tradição dos private clubs em Londres é mantida até hoje, e embora os clubes estejam mais “democráticos” e ecléticos, ainda é preciso se encaixar em um determinado perfil para poder se afiliar à eles.

O The Arts Club é um dos mais tradicionais private members’ clubs de Londres. Baseado na elegante Dover Street, em Mayfair, abriu suas portas em 1863 como ponto de encontro da elite artística londrina, e desde então coleciona personalidades emblemáticas como membros, do escritor Charles Dickens à Auguste Rodin, do Rolling Stone Ronnie Wood às atrizes Kim Cattrall (Aka Samantha – Sex & the city) e Gwyneth Paltrow. É até hoje um dos lugares mais exclusivos e badalados da the old smoke.

Para se afiliar é preciso ser indicado por um membro do clube, preencher uma requisição formal se apresentando e claro, dispor de uma mensalidade.

Os sócios tem carta branca para levar convidados, sempre respeitando o “dress code” e o “behavior code” do lugar.

A experiência de estar em um lugar como esse é indescritível, de longe uma das noites mais memoráveis que já vivenciei mundo afora. Desde a recepção pelos elegantérrimos door men com suas impecáveis cartolas, à decoração suntuosa das salas, passando pelo restaurante de menu e carta de vinhos irretocáveis e finalizando upstairs com um drink no drawing room, absolutamente tudo incrível.

O clube promove mostras de arte temporárias e conta com um acervo sensacional de arte contemporânea, tudo sob a curadoria da art advisor Amelie von Wedel.

Se receber um convite, aceite na hora!

http://www.theartsclub.co.uk

The Arts Club

40, Dover Street

Mayfair / London

créditos: @theartsclub.co.uk


 

Share: