O histórico bairro de La Boca, em Buenos Aires, abriga desde 1996 a Fundación PROA, reconhecido centro de arte contemporânea.

Situada em um restaurado casarão italiano do final do século XIX, a PROA dialoga com o bairro através de suas fachadas transparentes, oferecendo uma paisagem inédita da cidade.

Desde o início do mês a Fundação recebe a exposição Alexander Calder : Teatro de encuentros. 

A mostra reúne aproximadamente 70 obras de Calder, englobando 6 décadas de seu trabalho. O amplo panorama da exibição constitui um testemunho de sua contemporaneidade e da importância de sua contribuição artística.

Reconhecido como o primeiro artista internacional do século XX, Alexander Calder cruzou o Atlântico 12 vezes entre 1926 e 1933.  Na Europa e nos Estados Unidos, os expectadores de vanguarda receberam com entusiasmo sua pioneira obra de arte performática e seus móbiles abstratos, pontapé inicial da revolução cinética na arte moderna.

Dos móbiles da década de 30 às instalações monumentais da década de 70, sua obra impactou profundamente a história da arte. Calder acreditava em uma dinâmica do sentido, na constante evolução e recusava significados rígidos ou fixos, queria que suas obras fossem experiências, não objetos de consumo.

A mostra fica em cartaz até Janeiro de 2019.

http://www.proa.org/esp/

Fundación PROA

Avenida Pedro de Mendoza,1929

La Boca / Buenos Aires

terça à domingo – 11 às 19hs

 

 

Share: